sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BOLO COM CROSTA DA GASPARZINHO

Há uns tempos atrás ficou-me no olho um bolicório que vi aqui neste bolg. A Gasparzinho é "useira" e "vezeira" em nos presentear com receitas que eu acho muito saborosas de certeza. Sendo assim agarrei na receitinha deste bolinho e toca a fazer.




É NECESSÁRIO:

110 gr de manteiga ### 300 gr de açucar ### 3 ovos
150 gr de farinha ### 60 gr de cacau ### 1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de sal ### 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de fermento ### 120 ml de buttermilk (a 120 ml de leite juntar meia colher de sopa de sumo de limão ou vinagre, até coalhar)
2
colheres de sopa de água ### 1 colher de chá de essência de baunilha

CROSTA:

80 gr de açucar amarelo ### 1/2 colher de chá de canela ### 1/2 colher de chá de cacau



PRÉ- AQUECER O FORNO A 180º

Bater a manteiga com o açucar. Adicione os ovos um a um esperando que o ultimo fique bem incorporado.
NUMA OUTRA TAÇA, misture a farinha, cacau, canela, sal, fermento e bicarbonato. Misture a água e a essência de baunilha com o buttermilk.

Vá adicionando alternadamente aos ovos a mistura da farinha e a do buttermilk começando e acabando com a primeira.
Deite a massa numa forma de 22X13 cm untada e polvilhada.

Numa outra tacinha misturar os ingredientes da crosta e espalhar pela superficie do bolo.
Leve a cozer por 40 m. (faça teste do palito).
Deixe arrefecer um pouco e desenforme



O resultado foi este...Gostei e muito, apesar de o deixar cozer durante 50 m e ter ficado um pouco cozido demais.Para a próxima só lhe dou 40 m de cozedura.

10 comentários:

  1. Já experimentei esta receita da Gasparzinha e não me correu mesmo nada bem.
    O bolo partiu todo, não gostámos do seu sabor, deixava migalhas por todo o lado... foi uma experiência a esquecer!

    Mas o teu ficou com bom aspecto, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Tuquinha,
    Ficou tão lindo! :)

    Quando a Luísa me disse que não lhe tinha corrido bem, fiquei com mesmo de me ter enganado a escrever a receita, mas assim fico mais descansada... :)

    Fico contente que tenhas feito. E aprovado!! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. ficou lindo o bolo!!!! calhou-te bem !! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Está lindo!!!!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. tb ficou debaixo de olho e agora ainda mais... beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga,
    Parece-me que ficou bastante bem :)
    E que tal comemorar-mos com uma fatia deste bolinho, que tem um aspecto NHAM NHAM :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. O seu bolinho ficou maravilhoso!beijinho doce:))

    ResponderEliminar
  8. Oh Belinha!!!!
    Ja andas a viajar neste mundo da internet???
    Foi o Henrique que te diz para fazer o blog, nao foi?
    Olha, eu ja tenho bolo favorito!!! Mas vou tentar de fazer os outros tambem!!!
    Um beijo grande grande grande!!!!!!!!!!!!
    Laia

    ResponderEliminar