quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMPOTA DE MORANGO

Ontem foi feriado municipal cá na minha terrinha, e apesar de ter estado com uma dor de dentes terrível, da parte de manhã fiz um pouco de compota de morango para ter cá por casa...Faço da maneira tradicional que a minha mãe me ensinou, pois conserva-se durante muito, muito tempo e sempre com um óptimo paladar.... Aqui vai:

1 Kg de morangos lavados, sem o peduncúlo e cortados aos bocados, dentro do tacho com 850 gr de açucar, 2 paus de canela e uma casca de laranja

Levar o tacho ao lume, e logo que começe a ferver diminuir para lume brando deixando durante 1 hora e cerca de 20 a 25 m.

O aspecto durante o tempo que está a ferver é este.........

Á medida que vai fervendo, vai criando um pouco de espuma...eu vou retirando cum uma colherita de pau.


Findo este tempo meter um pouco num pratinho e com o dedo abrir uma estrada. Se não juntar está pronto, senão deixar ferver mais alguns minutos.

 

Retirar do lume, meter em frascos ainda quente, fechar os mesmos e levar ao lume num outro tacho com água a ferver durante 15 m. Apagar o lume e deixar os frascos arrefecerem dentro desta panela.


Aqui o resultado final.........Delicioso


19 comentários:

  1. Amiga que bela compota!!
    Traz um frasquinho para acompanhar com as minhas panquecas!! Aposto que era a combinação perfeita!! :)
    Parabéns pela decoração dos frasquinhos!! Ficaram mesmo lindos!! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Aqui está a compota de morango, super deliciosa não é?!
    Fica com uma cor linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo fantástica! A cor está muito tentadora.

    ResponderEliminar
  4. hehe.. coincidência... fui comprar morangos para fazer, mas vou usar limão e tomilho.

    Porque cozes dentro do frasco?

    ResponderEliminar
  5. Hummmm parece ser muito bom...
    As natas de ontem ainda nao me sairam da cabeça mas estou a fazer uma dieta para ver se entro no vestido dia 5...
    Mulher sofre...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  6. ola amiga que belo docinho, esta de os por nos frascos é que eu não sabia , o que nós apredemos aqui, é para não criaram bolor? beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Então se calhar fervo tb um bocado as minhas dentro do frasco. De qualquer maneira é pouca quantidade... não vai dar tempo de se estragar!!! hihihi

    É a primeira vez que vou fazer de morangos, normalmente faço de tomate.

    :) bigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Tuqinha :)
    Uma maravilha!!
    As melhoras para a dor de dentes que é para mim uma das dores mais insuportável!!
    beijinho amiga.

    ResponderEliminar
  9. Ai! Doce de morango tão bom e perfumado...
    Estou a imaginar a tua despensa, cheia dessas maravilhas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Tuquinha, é bem bom docinho de morango! E com o aroma da canela e da laranja...irresistível! :)

    ResponderEliminar
  11. Que menina esta, com dores de dentes e de volta das compotas!!! Mas, com esse aspecto tão apetitoso, quem te pode censurar? Eu não!
    Bjs e as melhoras! Experimenta o Nimed, costuma resultar.
    Madalena

    ResponderEliminar
  12. Não é preciso os frascos estarem debaixo de água? Achei que era... melhor assim. Época de morangos, há que se aproveitar porque eu adoro compotas :)

    ResponderEliminar
  13. Miga, lindos e maravilhososssssssssssssssssssss
    amei, amei e amei, fazes tal como eu, só que no fim eu viro de pernas para o ar e deixo assim 24 horas para formar vácuo e tu ferve, não é?
    Bjinhos fofos e as melhoras...

    ResponderEliminar
  14. Fiz o meu primeiro doce há uns dias, foi de abóbora pra comer com queijo ;)... k gulosice...
    Essa compota está com um aspecto..humm...
    O maridão já foi né amiga? a ver se falamos um pouquinho manhã...
    beijokinha fofa

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo seu blogger, gostei muito, ser você quiser me visita no meu blogger tem bastante coisa legal, tem moranguinha jogos, Escreva seu nome japonês, dicas de blog como ganha dinheiro ou mais visita no blogger, relógio e calendário com sua foto, album foto, desenho anime, poema, poesia, frases, musica, radio, msn nick, mario bros, mapa do google, cria texto avatar, curso de inglês, japonês, italiano, hebraico, chinês, bbb10, torpedo grátis, Criar uma imagem Glitter, noticia da copa da África do sul, dicas de como ganha dinheiro na internet, viaja, etc..

    coisa legal
    http://bloglegalnovo.blogspot.com

    ou

    coisa legal
    http://www.up.dahora.net

    Copa na África
    http://www.cupafrica.dahora.net

    Espero que você seja meu seguidor

    ResponderEliminar
  16. porque é que a compota vai a cozer dentro do frasco?

    ResponderEliminar
  17. porque é que a compota vai novamente cozer dentro do frasco?

    ResponderEliminar