quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Revisitar as CHOURIÇAS DE SANGUE E MEL

De todo o fumeiro que se faz da matança do porco, eu gosto de tudo....mas, as chouriças doces, são dos meus preferidos.

Estas chouriças são feitas com o sangue do porco que no dia da matança é aproveitado num tacho, onde é muito bem batido e mexido para não coalhar...é-lhe adicionado açúcar, mel e amêndoas aos pedacinhos. Esta massa é depois metida nas respectivas tripas e atadas. Secam nas varas ao fumo, exactamente como o resto do fumeiro. Eu, gosto preferencialmente delas bem secas, como mostram as fotos seguintes.
Estas que se seguem SÃO UM CONVITE À LARANJINHA  e outra minha participação no desafio por ela promovido Sabores do Fumeiro de Trás-os-Montes, em parceria com a  Origem Transmontana.


Estas estão mesmo sequinhas como eu gosto


Num tacho levar ao lume água a ferver.... meter dentro a chouriça e deivar ferver cerca de 5 a 10 m em lume médio para não rebentarem...


Retirar do lume e servir num pratinho


Cortar os "quotos" (hehehe) e com um garfo "ripar a massa da tripa como mostra a foto....

Depois e por fim com uma colher ou garfo segurar na massa e saborear.... (ATENÇÃO aos dentinhos, pois esta massa apesar de mole, cola um bocado á dentadura e fica pretinha, convém por isso lavar logo de seguida a cremalheira)
Eu ADORO.....

9 comentários:

  1. Também eu são mesmo muito boas,,,
    Jinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Ah ah, ficamos com os dentes pretos!!
    Acho que nunca comi tal iguaria, já estou aqui a tentar inaginar o sabor!!

    ResponderEliminar
  3. Querida Tuquinha, até suspiro. Feito de forma tradicional por essas tuas mãos-de-fada, devem estar divinais. Uma excelente participação, na minha humilde opinião. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, gostava de provar esta iguaria.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. O que eu aprendo contigo amiga, sabes que adoro enchidos, mas este nunca tinha ouvido falar, é capaz de ser bom.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  6. Nos meus tempos de criança sempre tive contacto com as chouriças,costumava assistir a tudo desde o inicio,mas desconhecia esta variedade.No Algarve penso que nunca as fazem doces.Gostei muito do seu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. De fazer crescer água na boca!
    Esta versão doce atrai-me:)
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  8. Isso é tão booommmmm. Tenho pena de não conseguir comprar pois não se encontra à venda( pelo menos é essa a informação que tenho )

    ResponderEliminar